notícia completa:

QUAL É O MELHOR TRATAMENTO PARA ARTROSE?

Dia de a gente conversar sobre o tratamento da artrose!

Uma doença degenerativa das articulações que afeta principalmente os idosos, embora possa aparecer em qualquer idade, a artrose ocorre quando a cartilagem, tecido que reveste as articulações, começa a se desgastar, causando principalmente dor, rigidez e dificuldade para se movimentar.

E antes de a gente falar do tratamento da artrose, acho importante abordar aqui os sintomas da doença. Confira os sinais de alerta!

ARTROSE: QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A doença pode afetar qualquer articulação do corpo, mas algumas são mais frequentemente atingidas do que outras, como joelhos, mãos, quadril e coluna, por exemplo.

Os sintomas da artrose podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

– DOR NAS ARTICULAÇÕES: a dor pode ser intermitente (vai e volta) ou constante, piorando com a atividade física e melhorando com o repouso.

– RIGIDEZ ARTICULAR: a rigidez pode ser mais intensa pela manhã, melhorando ao longo do dia.

– LIMITAÇÃO DO MOVIMENTO: a articulação afetada pode apresentar dificuldade para se movimentar, inclusive, com redução da força muscular.

– INCHAÇO: a região atingida pode ficar inchada e vermelha.

– RUÍDOS ARTICULARES: nesses casos, é comum também ouvir estalidos e rangidos ao tentar movimentar a articulação.

A artrose não tem cura, mas a boa notícia é que os tratamentos podem aliviar consideravelmente os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O TRATAMENTO DA ARTROSE: CONHEÇA AS OPÇÕES

Existem várias opções de tratamento da artrose, dependendo da intensidade dos sintomas e da progressão da doença. Alguns dos métodos mais utilizados incluem:

– MEDICAMENTOS: analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação nas articulações afetadas, e também suplementos e outras medicações que podem contribuir para a melhora da articulação, como alguns tipos de colágeno.

– PROCEDIMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS: uma opção muito usada também em determinados quadros de artrose é a radiofrequência, por exemplo, que promove a interrupção da transmissão de dor na região atingida.

– FISIOTERAPIA: é a base do tratamento da artrose, promovendo reabilitação, a melhora da mobilidade e da força articular, aliviando a dor com exercícios específicos bem orientados e recomendados pelo profissional.

Infelizmente, algumas vezes, a intensidade da dor dificulta a sua realização, nesse caso, o tratamento da dor auxilia não só na melhora da qualidade de vida, mas também na possibilidade da realização de uma boa reabilitação.

– CIRURGIA: em casos mais avançados, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para realização da substituição da articulação danificada por uma prótese.

Vale ressaltar que o tratamento da artrose deve ser sempre individualizado, levando em consideração as necessidades e condições de cada paciente.

Para isso, é importante consultar um médico especializado para fazer um diagnóstico correto e, a partir disso, avaliar as opções de tratamento da artrose mais adequadas, eficazes e seguras caso a caso.

____________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251



Facebook
Twitter
LinkedIn