notícia completa:

QUAL A RELEVÂNCIA DA SAÚDE INTESTINAL PARA O TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA?

A saúde intestinal tem uma relação importante com o tratamento fibromialgia, que é uma doença crônica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade aumentada em pontos específicos do corpo, assim como fadiga e distúrbios do sono.

A causa exata da fibromialgia não é conhecida, mas fatores como genética, estresse, trauma físico ou emocional e infecções podem contribuir para o seu desenvolvimento.

E, recentemente, tem havido uma crescente compreensão do papel do microbioma intestinal (a comunidade de microrganismo que habita o nosso intestino) na saúde geral, incluindo a saúde do sistema nervoso central e a regulação da dor.

Estudos têm sugerido que a disbiose intestinal (desequilíbrio da flora intestinal) pode estar associada ao desenvolvimento de dores generalizadas e, por isso, melhorar a saúde do intestino pode contribuir no tratamento da dor.

Portanto, sim, a saúde intestinal é importante para o tratamento desse tipo de dor, porque está associada à regulação de neurotransmissores e à inflamação crônica, fatores-chave na evolução da doença.

BACTÉRIAS INTESTINAIS DIFERENTES: O QUE REVELAM AS PESQUISAS SOBRE FIBROMIALGIA

Uma pesquisa recente publicada no periódico Pain, conduzida por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, trouxe à tona uma informação importante acerca das bactérias intestinais e sua relação com a fibromialgia.

Segundo o estudo, os níveis de algumas espécies bacterianas apresentaram diferenças significativas entre pessoas com e sem a doença.

Foram identificadas variações em 19 espécies distintas, muitas das quais foram associadas a condições inflamatórias.

Além disso, os resultados do estudo indicaram também que a gravidade dos sintomas apresentados pelos pacientes com fibromialgia estava relacionada com a presença aumentada ou diminuída de certas bactérias.

Essas descobertas só evidenciam a relevância do microbioma intestinal no tratamento da patologia.

TRATAMENTO FIBROMIALGIA: O QUE CONSIDERAR?

Todos os dias novas pesquisas e estudos surgem com dados importantes que devemos considerar no tratamento fibromialgia. Como vimos, as bactérias intestinais também têm influência em quadros da doença.

Esse fator pode ser fundamental dentro do tratamento fibromialgia, o que indica que uma abordagem abrangente, que inclua modificações na dieta, suplementação com probióticos e outras técnicas que visem melhorar a saúde intestinal, pode fazer toda a diferença.

Essa pode ser uma estratégia que quando combinada ao tratamento medicamentoso, atividade física e psicoterapia pode ser determinante para auxiliar no tratamento da doença.

Referência: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31219947/.


____________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251



Facebook
Twitter
LinkedIn