notícia completa:

O QUE É UMA NEURALGIA?

A neuralgia é um termo que se refere a uma dor muito intensa e aguda que é desencadeada por uma alteração nos nervos responsáveis por transmitir informações de dor. Essa dor se apresenta na região que compreende o trajeto do nervo afetado.

Uma das neuralgias mais conhecidas é a neuralgia do trigêmeo, considerada uma das piores dores do mundo. Nesse caso, a estrutura atingida é o trigêmeo, situado na região maxilar/mandibular do rosto.

TIPOS DE NEURALGIA

Existem vários tipos de neuralgia, cada um afetando diferentes nervos no corpo e apresentando sintomas e causas diversas. Alguns dos tipos mais comuns de neuralgia englobam:

– NEURALGIA DO TRIGÊMEO (que mencionei acima): a dor é extremamente forte e geralmente é sentida em um lado do rosto (embora afete às vezes os dois), podendo ser desencadeada por coisas simples como falar, mastigar ou mesmo escovar os dentes. Ela se manifesta como choque e fisgada de curta duração, mas extremamente incapacitante.

– NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA: é uma complicação do herpes-zóster (também conhecido como “cobreiro”). É caracterizada pela reativação do vírus da Catapora que, nesse caso, causa uma dor que permanece mesmo após o desaparecimento das lesões. Os sintomas podem incluir coceira, agulhadas e, muitas vezes, o paciente sente pinicar a região afetada.
O encostar da roupa ou da água do banho também podem causar dor.

– NEURALGIA OCCIPITAL: nesse caso, como o próprio nome sugere, os nervos afetados são os nervos occipitais, que se estendem da base do pescoço até o topo da cabeça, região temporal ou região dos olhos. A dor geralmente se inicia na base da cabeça e irradia para o topo, olho ou para a parte lateral da cabeça.

– NEURALGIA DO PUDENDO: essa neuralgia está associada aos nervos que fornecem sensibilidade para a área genital e do ânus. A dor é normalmente sentida nessa região e, em geral, é desencadeada quando a pessoa se senta ou na relação sexual, micção e evacuação.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA NEURALGIA?

As causas da neuralgia costumam envolver irritação ou compressão de determinado nervo (s). No geral, podemos associá-la a algumas condições, tais como:

– Infecções, como o herpes-zóster que mencionei;

– Compressões;

– Tumores;

– Traumas;

– Condições crônicas, como diabetes e esclerose múltipla;

– Deficiências nutricionais.

NEURALGIA: SINTOMAS E TRATAMENTO

Os sintomas podem variar dependendo do tipo de neuralgia e da região do corpo afetada. No entanto, alguns dos sinais mais comuns incluem:

– Dor intensa e lancinante, geralmente em um lado do corpo (respeitando o território do nervo acometido);

– Sensação de queimação, formigamento ou dormência;

– Hipersensibilidade ao toque ou a estímulos leves, como o encostar da roupa na pele;

– Espasmos musculares;

– Dificuldade para movimentar a área atingida.

Os sintomas da neuralgia podem ser intermitentes (vão e voltam) ou podem ser contínuos, por isso, é extremamente importante diagnosticar e tratar esse tipo de quadro o quanto antes, porque o problema pode afetar de forma drástica a qualidade de vida.

A boa notícia é que há várias opções de tratamento, que é feito, claro, de forma individualizada!

Dependendo do caso, podem ser usados medicamentos específicos, fisioterapia e técnicas minimamente invasivas, como infiltrações, toxina botulínica, radiofrequência, crioablação, que podem ser utilizadas para diminuir a transmissão de dor.

Em casos mais complexos, o procedimento cirúrgico também pode ser necessário, como a neuroestimulação ou descompressão dos nervos afetados.

Portanto, é fundamental sempre buscar a orientação de um especialista!

Referência: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31908187/ .

Lembre-se sempre que viver sem dor é possível e estou aqui para ajudá-lo da melhor forma possível. Se preciso, fale com a minha equipe!

____________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251



Facebook
Twitter
LinkedIn