
Muitas pessoas que sofrem com condições dolorosas desenvolvem uma grande sensibilidade à dor: uma das maneiras pela qual essa sensibilidade pode se manifestar é a hiperalgesia. Ela é o resultado de alterações nervosas que fazem com que os nervos tenham uma resposta excessiva àdor.
Muito frequente em casos envolvendo sensibilização central e dores neuropáticas (como quadros de Neuralgia do Trigêmeo, Síndrome da Dor Complexa Regional, Neuralgia do Pudendo, Dor Pélvica Crônica, entre outros), a hiperalgesia é um sintoma que aparece quando, frente a um estímulo doloroso, é desencadeado no paciente um incômodo muito mais intenso do que o esperado.
Por exemplo, ao dar uma topada sutil com o dedão na porta, o que normalmente causaria uma dor leve, provoca no paciente uma sensação dolorosa bastante intensa, extremamente insuportável.
Então, resumindo, é uma dor desproporcional ao evento doloroso que a ocasionou.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HIPERALGESIA?
No campo acadêmico, ainda há muitos estudos e incertezas sobre as verdadeiras origens da hiperalgesia. Hoje existem três vertentes principais:
1) Nós temos diversas vias nervosas de transmissão de dor cujos sinais podem se comunicar de forma incorreta entre si, resultando na hiperalgesia;
2) Segundo alguns pesquisadores, a hiperalgesia pode ocorrer também quando substâncias químicas no nosso corpo, conhecidas por reduzir a dor, são comprometidas;
3) Outros sugerem que a hiperalgesia está relacionada ao sistema nervoso, no qual determinados mecanismos impedem que os sinais de dor sejam transmitidos de forma correta.
COMO É FEITO O TRATAMENTO PARA HIPERALGESIA?
O tratamento para a hiperalgesia pode incluir o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos, alguns tipos de anticonvulsivantes ou antidepressivos podem ser indicados . Medicações tópicas muitas veze tem grande contribuição no tratamento da hiperalgesia.
Infiltrações e bloqueios também podem ser indicados em casos refratários .
No entanto quero chamar atenção para um tipo específico de hiperalgesia a provocada por uma medicação conhecida como hiperalgesia induzida por opioide, e é isso mesmo essa medicação pode provocar um quadro doloroso e nesse caso é fundamental o diagnóstico para mudança no tratamento. Por isso que é imprescindível que qualquer tipo de medicação seja administrada exclusivamente sob orientação médica.
Vale ressaltar que, em muitos casos, o tratamento da hiperalgesia exige ajustes frequentes no tratamento até que alcancemos o alívio da dor desejado.
Referência: https://sci-hub.se/10.1016/S1474-4422(14)70102-4 .
Saiba tudo sobre tratamento da dor, inscreva-se no meu canal do YouTube!
___________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251