tipos de dores

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença mais comum do que se imagina, ela afeta cerca de 3% da população mundial. É mais frequente no sexo feminino acometendo, em média, 7 mulheres para cada homem. Acredita-se que esta condição amplifica as sensações dolorosas, afetando a maneira como o cérebro processa os sinais de dor.

Mas o que é fibromialgia?

A fibromialgia se caracteriza por uma dor generalizada, constante, acometendo os quatro quadrantes do corpo, normalmente acompanhada de outros sintomas como distúrbios do sono, cansaço e problemas de memória. Pessoas com fibromialgia frequentemente acordam cansadas e sem disposição, independente do numero de horas que dormiram.

Sintomas

Os sintomas podem começar após algum fator desencadeante, como trauma físico, cirurgia, estresse psicológico, mas também podem surgir lentamente ao longo do tempo.

Muitos pacientes que tem fibromialgia também podem apresentar alterações na tireóide, assim como depressão, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e disfunção na articulação temporo-mandibular.

Alguns estudos mostram que 62% dos pacientes com fibromialgia tem dificuldade para subir escadas, cerca de 55% tem dificuldade para caminhar duas quadras e 35% tem dificuldade para realizar atividades da vida diária. Muitas vezes essa doença acaba por comprometer as relações sociais, a vida profissional e a saúde mental do paciente.

Tratamento

O tratamento deve ser multidisciplinar, envolvendo uma equipe médica especializada, exercícios físicos orientados e acompanhamento psicológico. Com um tratamento específico e adequado é possível devolver qualidade de vida aos paciente que sofrem com a fibromialgia.