notícia completa:

DOR E SEDENTARISMO: COMO ESTÃO RELACIONADOS?

Além dos impactos negativos do sedentarismo na saúde, como aumento do risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, não se movimentar com frequência tem consequências bastante significativas em quem tem dores crônicas e/ou agudas, já que aumenta os incômodos. Então, sedentarismo e dor têm tudo a ver!

Há evidências de que um estilo de vida sedentário eleva consideravelmente a incidência de dor lombar recorrente, e também está associado a um efeito significativo dos componentes da síndrome metabólica, por exemplo.
Mas, por que o sedentarismo causa dor? Para entendermos essa relação, vamos focar no corpo como um todo: o estado sedentário acaba promovendo a ativação de sinalizadores inflamatórios e a diminuição de hormônios anti-inflamatórios produzidos pelo músculo, isso faz com que o corpo acabe apresentando dores. 

Vale ressaltar também que ficar parado atrofia a musculatura, que fica fraca e mais suscetível a lesões
Por isso, adotar um estilo de vida saudável, em que a atividade física esteja presente, é fundamental.

 

Posso praticar qualquer atividade física? 
 
Sem dúvidas, o exercício físico é muito benéfico, combate o sedentarismo e dor, e só vai agregar melhorias à sua saúde!
Seja atividade de baixa ou média intensidade, a prática esportiva constante pode promover a diminuição de desconfortos e, também, a manutenção de uma vida mais saudável, mas é importante dizer que cada pessoa tem o seu próprio ritmo e limitações. 

Um paciente que possui determinada condição dolorosa, muitas vezes, precisa ter uma carga específica de exercícios. Por isso, é importante conversar com seu médico e procurar a orientação de um profissional para que a prática seja segura, realmente vantajosa e proveitosa para a sua saúde e bem-estar.


Referência: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6151221/ .

Saiba tudo sobre tratamento da dor, inscreva-se no meu canal do YouTube!

___________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251

 

Facebook
Twitter
LinkedIn