A tendinite é uma condição comum caracterizada pela inflamação de tendões e, muitas vezes, provocada pelo esforço repetitivo no dia a dia, sendo muito associada a atividades e/ou esportes que requerem movimentos constantes que acabam sobrecarregando os tendões. No geral, ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo são as áreas mais atingidas.
Em muitos casos, a tendinite surge quando determinada tarefa ou exercício é realizado em posições incorretas e/ou mesmo quando não há, por exemplo, pausas durante a atividade nem rotina de alongamento e fortalecimento muscular.
Caso não seja tratada de forma adequada, a tendinite pode se agravar e até se tornar crônica. Além disso, ela pode causar disfunção muscular dificultando a realização dos movimentos.
SINTOMAS DA TENDINITE
O principal sinal de tendinite costuma ser uma dor moderada a intensa no local em que o tendão está inflamado, e o incômodo piora ao fazer movimentos na região afetada.
Mas não é só isso, além desse desconforto, outros sintomas podem surgir:
– Espasmos musculares;
– Perda de força;
– Inchaço.
TENDINITE: COMO EVITAR?
A seguir, eu reuni para você algumas dicas importantes que podem ajudar a evitar a tendinite:
-> Ao longo do dia, não fique em uma mesma posição por muito tempo. Faça pausas e movimente-se;
-> Aposte em uma rotina diária de alongamentos, o que pode incluir punhos, ombros e pescoço, por exemplo;
-> Pratique regularmente e corretamente atividades físicas (sempre com orientação profissional), para maior resistência e fortalecimento;
-> Fique atento à sua postura durante a jornada de trabalho.
TRATAMENTO DA TENDINITE
Após o diagnóstico adequado, a depender da causa, o tratamento da tendinite pode incluir o auxílio do fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para a indicação, orientação e realização de intervenções que não só tratem o problema, como também previnam um novo quadro inflamatório.
Além disso, podem ser recomendadas suplementações, medicamentos e também infiltrações que auxiliam na recuperação do tendão.
E mais: outra técnica indicada é a Terapia por Ondas de Choque: um método não invasivo, ou seja, que não exige nenhum tipo de corte e usa pulsos mecânicos sonoros na região a ser tratada, através da pele, reduzindo a dor, a inflamação e promovendo o relaxamento muscular e a cicatrização. Pode ser realizada, inclusive, após infiltração, com o objetivo de otimizar o tratamento.
Referência: www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Tendinitis-Bursitis .
Siga-me nas redes sociais!
Instagram
Facebook
YouTube
___________________________________
Dra. Alexandra Raffaini
Anestesiologista com Área de Atuação em Dor
CRMSP: 122096 / RQE: 774251